A Defesa Caro-Kann, uma das opções para as pretas mais populares contra o peão do rei, tem sido uma das minhas defesas favoritas, pois é uma alternativa sólida, e tende a levar a finais confortáveis e favoráveis para as pretas. As brancas geralmente conseguem manter a iniciativa por um longo período, mas, as pretas podem podem optar por simplificar e reduzir as opções de ataque do lado adversário.
De todas as opções de jogo da Caro-Kann, apenas algumas merecem atenção especial:
1. Variante Principal: Clássica 1.e4 c6 2.d4 d5 3.Cc3 dxe4
2. Variante das Trocas (Ataque Panov-Botvinnik): 1.e4 c6 2.d4 d5 3.exd5 cxd5 4.c4
3. Variante do Avanço: 1.e4 c6 2.d4 d5 3.e5
4. Variante com 2.Cc3: 1.e4 c6 2.Cc3
1. Variante Principal: 1.e4 c6 2.d4 d5 3.Cc3 dxe4
Durante muito tempo, essa linha foi considerada a opção mais popular de jogo, pois é a forma mais dinâmica de se enfrentar a Caro-Kann, sendo portanto, complicado para as pretas conter as ameaças iniciais sem se tornar passivo.
1.e4 c6 2.d4 d5 3.Cc3 dxe4 4. Cxe4
A princípio, as brancas estão com uma ligeira vantagem de espaço e desenvolvimento, uma vez que as peças pretas ainda permancem em suas casas de origem e apenas foram movidos dois peões, um deles já foi trocado!
Entretanto, a estratégia das pretas é trazer o bispo das casas claras para jogar, antes que seja forçada a trancá-lo por meio do lance e6. A diferença básica entre a Caro-Kann e a Francesa é que o bispo das casas claras fica do lado de fora da estrutura de peões. Então o bispo de c8 é desenvolvido na casa mais forte possível, f5, onde irá atacar o cavalo branco em e4 e força as brancas a se decidirem em qual casa deve posicionar o cavalo. De todos os lances, apenas um pode ser considerado forte que é 5. Cg3.
(I)5. Cc3, as pretas ficam bem confortáveis e equilibram o jogo, e continuam o desenvolvimento sossegadas por meio de Cf6 - e6 - Bd6 - Dc7 - 0-0
(II) 5. Bd3 o peão de d cai como compensação por um ataque mais acelerado.
(III) 5. Cc5 entra numa variação mais aguda embora seja considerada inferior para as brancas.
(IV) 5. Cg5 as brancas perdem tempo com um tentativa de ataque inofensivo
(V) 5. f3 é passivo
Não é necessário listar todos os lances possíveis, pois é exaustivo.
Prosseguindo com 5. Cg3 as pretas levam seu bispo para a deplorável casa g6, forçada a recuar o bispo à uma casa cada vez mais distante do centro, e gastar lances com seu bispo
5... Bg6 6.h4 h6 7. Cf3 Cd7 8. h5 Bh7 9. Bd3
Chega um momento em que não é mais possível expulsar o bispo do tabuleiro e as brancas são forçadas a trocar seu bispo de cores claras, pelo bispo nômade de h7. Ao trocar os bispos de cores claras as opções de ataque reduziram, e restou apenas uma luta posicional para ambos os lados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário