domingo, 13 de março de 2011

Partidas Diárias. Partida I.

Partida I - Alexander Grischuk 1 vs 0 Vladimir Kramnik

Essa é uma partida jogada entre uns dos melhores jogadores da atualidade, e que me pareceu interessante tanto pela forma como foi jogada quanto pela qualidade da partida. Tanto Grischuk quanto Kramnik são fortíssimos campeões, sendo que Kramnik detém o título de ex-campeão mundial, e Grischuk venceu o prestigioso torneio de Linares em 2009, e participou recentemente do Tata Steel 2011, que reúne os melhores jogadores do planeta no grupo principal, incluíndo o próprio Kramnik. Esta partida foi coletada da base de dados do site chessgames.com, mas que foi jogada no Torneio Internacional 20th Amber Tournament 2011 na modalidade "xadrez cego" ou "blindfold".

 
Alexander Grischuk
Elo: 2747


Vladimir Kramnik
Elo: 2785

1.d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cf3 d5 4.Cc3
Leva para um Gambito da Dama Recusado, abertura muito comum em todo os níveis de xadrez de torneio.
4...Bb4 5.Bg5
Kramnik responde agressivamente com um lance de bispo e ao mesmo tempo desenvolve seu bispo preparando roque. Como reação das brancas, ele ataca o Cavalo, libertando  o bispo da Dama rapidamente. O motivo desse lance seria o de retirar o bispo da estrutura de peões que se formaria no futuro com a ilha de peões f2-e3-d4, que manteria o bispo trancado e sem ação.
5... Cbd7 6.cxd5 exd5 7.Dc2 0-0 8.e3
Kramnik responde com um lance de cavalo aumentando a proteção sob o ponto f6, que está cravado, e ao mesmo tempo, controla casas importantes como e5 e c5, evitando assim que as brancas conquistem um posto avançado. Além disso apoia o avanço c5. Grischuk troca os peões de modo a conseguir uma coluna seemi -aberta para sua torre, como resposta Kramnik completa um de seus primeiros objetivos: a segurança do rei, enquanto as brancas ainda estão espostas. Com o lance 8.e3 forma uma cadeia de peões sólida, apoia o ponto d4 e permite que se desenvolva o bispo das casas brancas em d3, o posto mais ativo para o bispo, uma diagonal desobstruída.
8...c5 9.Bd3 Da5 10. 0-0 c4
Agora que as pretas concluíram o desenvolvimento de peças importantes para o ataque, elas iniciam uma pressão sob a ala da dama e o centro para controlar as casas e4-c4. O avanço do peão foi necessário para manter o bispo longe do controle da casa e4. Além disso as brancas permanecem passivas agora, precisando de uma reação enérgica ou serão sufocadas pelo avanço inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário