sábado, 12 de março de 2011

Xadrez para iniciantes. Capítulo V.

Capítulo V - Registrando uma partida.

Um tema aparentemente inútil para o xadrez escolar e entre as partidas mais casuais, pode se tornar útil quando se faz necessário o acompanhamento do seu jogo ou o de outras pessoas, podendo servir até para guardar de lembrança.
É desse modo que temos acesso a partidas que foram jogadas a secúlos atrás, como as minituras de Greco
do século XVII.

1. Notação
Toda anotação tem modos diferentes de escrever a mesma coisa mantendo o conteúdo original.Por exemplo: Se eu quero escrever uma carta para uma pessoa, eu posso utilizar diferentes tipos de letras, enfeitadas, inclinadas ou com detalhes diversos.
O mesmo acontece no xadrez, onde posso utilizar diferentes meios de registrar o mesmo lance.

1.1 Notação Descritiva:
É uma notação antiga, ultrapassada, e não é tão precisa quanto as notações modernas adotadas pela FIDE (Federation Internationale des Echecs), a algébrica no caso. Em 1º de Janeiro de 1981 a notação descritiva deixaria de ser a notação oficial, passando a ser a notação algébrica.
Pela notação descritiva, a torre do lado da dama seria abreviado se tornando "TD". Após o lance do peão da torre da dama com um salto de duas casas, ele receberia a abreviação P4TD, pois o peão passaria a estar na 4ª fileira e estaria na coluna da torre da dama.
O mesmo procedimento serve para as demais peças.

1.2 Notação Algébrica
É a notação oficial da FIDE, e a mais utilizada nos livros, além de ser a a notação que eu adoto em meus estudos como no blog. A notação algébrica ela se preocupa em determinar a posição da peça em relação à um ponto de vista universal, diferente da descritiva que vê apenas de acordo com o lado de quem joga. Uma vantagem da algébrica sobre a descritiva é que não é necessário mais representar como uma peça pertencente à uma peça, e sim por uma letra para representar uma coluna.
Exemplo: Na descritiva eu posso representar um possível primeiro lance por P4R, que simboliza o peão na quarta fileira e na coluna do rei. O mesmo lance na algébrica é representado por 1.e4. A vantagem está também na simplificação do lance e por não mais se confundir em caso de jogar de pretas e simbolizar o "lance-resposta" 1...e5 da mesma forma 1...P4R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário