No capítulo anterior, mostrei a vocês as particulariedades e movimentação das peças, assim como suas funções no jogo. Nesta seção vocês irão ver como elas se deslocam e vão entender o peão de forma isolada em relação as outras peças.
Diagrama 6
1. Captura
A captura é simplesmente o ato de se deslocar e estacionar no lugar de uma peça no tabuleiro, retirando-a por conseqüência.
No entanto, a captura de peças só é possível se atenderem as regras já pré-estabelecidas, que são:
*Somente as peças adversárias podem ser capturadas;
*O rei não pode ser capturado;
*Se estiver em xeque, e a captura não o livre da ameaça, não será permitido;
*A captura somente é feita, se substituir a peça adversária com o movimento que foi concedido a sua peça.
2.O xeque.
O xeque, uma expressão muito comum de se ouvir, embora muitos não entendam o que significa, simboliza o simples ato de ameaçar o rei de uma possível captura, embora não seja possível.A expressão "xeque" vem do dialeto hindu que signfica realmente ameaça, onde o xeque-mate simbolizaria a ameaça final, onde o rei já não teria mais fuga e estaria prestes a morrer.
No xadrez não há necessidade, e nem mesmo é permitido matar o rei literalmente, então o xeque mate já seria o suficiente.O Diagrama 7, ilustra um exemplo de xeque - mate, onde a única casa de fuga do rei seria uma casa preta que está no raio de ação (ameaça) da dama. Por não possuir mais segurança alguma ele estaria morto e o jogo finalizado.
Diagrama 7
2.1 Condições de existência do xeque.
A única peça que não realiza xeque é justamente o rei. Assim como nas guerras medievais entre as tropas dos monarcas de diferentes reinos, os reis não poderiam se executar, mas seus subalternos poderiam executá-los. Para a curiosidade do leitor, o "mate" no Diagrama 7 recebe o nome de "Mate do Louco", já que apenas um louco sofreria um mate tão rapidamente.
3. Outras Regras.
Além das regras de captura que determinam o que pode ou não ser realizado, e as regras do xeque, existe regras gerais que regem o jogo, que são:
*Não se deve ajustar suas peças sem a permissão do adversário.
*Se for executar o roque, primeiro toque no rei ao invés da torre.
*Lance irregulares, que não atendem a movimentação correta, ou outras regras.
4. Peão
O peão é a menor unidade móvel do tabuleiro e a de menor valor já que existem dezesseis deles pelo tabuleiro inteiro. No caso de seu valor, eu discordo dos teóricos clássicos que afirmam que é apenas uma unidade como as outras peças sendo que é mais estacionário que as outras, devendo portanto trocá-la mais rapidamente.Essa visão se tornou ultrapassada com o estudo de Philidor onde o mesmo afirmava que eles eram a "alma do xadrez".Estou de acordo com Philidor, apesar de seus contemporâneos discordarem dele.
Diagrama 8
O Diagrama 8, ilustra as possiblilidades de movimentação e captura dele. Em seu primeiro lance lhe foi concedida a habilidade de saltar duas casas ou uma se desejar, a partir daí apenas uma casa ele pode saltar para a frente.Detalhe ele é o único que não pode regressar para sua posição original.
4.1 Outros Direitos do Peão
O Peão ao alcançar a última fileira do tabuleiro ele recebe como prêmio em reconhecimento a seu esforço marchando sobre o tabuleiro, o direito de se promover a uma peça. Na sua "coroação" ele se torna tanto um, cavalo,bispo, ou torre, quanto uma dama.
Obs: Por ironia, não pode se tornar um rei, já que em um reino só existe apenas um rei, mas pode existir quantas damas for possível coroar.
Diagrama 9
No diagrama 9, o peão que está na sétima fileira pode se tornar qualquer peça que eu citei, sendo que é mais usual coroar a uma dama, embora nem seja o mais correto. As casas em diagonal que o peão pode atingir são os lances de captura, mas lhe foi reservado ainda outro modo de capturar quando possível.
Diagrama 10
No Diagrama 10, o peão preto tem direito a um lance de duas casas, e caso isso aconteça, o peão branco tem o direito de tomar o peão preto e estacionar na casa marcada com o X. Esse tipo de captura recebe o nome de "en passant" , expressão francesa que significa "ao passar".O "en passant" só deve ser realizado imediatamente após o lance do adversário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário